O instrumento que nos guia nesta viagem
Além de seguir uma espécie de carta náutica, que oriente sobre a rota e os desafios do percurso, a Rede de Governança Colaborativa do CNJ recomenda que toda viagem de longo curso precisa ser guiada por instrumentos confiáveis.
O principal instrumento adotado pelo Planejamento Estratégico do Poder Judiciário é o Balanced Scorecard (BSC), uma ferramenta largamente utilizada e com resultados positivos. Essa metodologia de medição e gestão de desempenho foi desenvolvida em 1992 por Robert Kaplan e David Norton, professores da Harvard Business School (EUA).
Além de direcionadores estratégicos, que são as declarações de missão, visão e valores, fundamentais para orientar a vida da instituição, o Balanced Scorecard inclui metas e indicadores para avaliação e monitoramento constante do desempenho.
Cada setor é convidado a participar ativamente do processo, de modo que as ações propostas sejam alinhadas e integradas entre si. A metodologia comprova que o trabalho coletivo e a valorização da contribuição individual resultam em melhor desempenho. Revela também que o todo é maior do que a soma das partes, especialmente quando se trata de obter assertividade, resultado e eficiência na prestação dos serviços jurisdicionais ao cidadão.