Apresentação
A Estratégia Nacional do Poder Judiciário para o sexênio 2021–2026 foi instituída pelo Conselho Nacional de Justiça- CNJ, pela Resolução nº. 325, de 29 de junho de 2020, e tem a finalidade de definir as diretrizes nacionais da atuação institucional dos órgãos do Poder Judiciário.
A fim de alinhar-se à Estratégia Nacional, o Tribunal de Justiça do Estado do Pará instituiu a Resolução nº 9, de 30 de junho de 2021, que dispõe sobre o Planejamento e Gestão Estratégica no Poder Judiciário do Estado do Pará para o mesmo horizonte de seis anos.
Em 2022 o Plano Estratégico foi revisado dando origem a Resolução nº 2 de 1 de fevereiro de 2023.
O Plano Estratégico é o instrumento norteador da gestão. Nele são definidos os objetivos de longo prazo do Tribunal, estratégias e ações necessárias para o cumprimento da missão e o alcance da visão de futuro da organização.
A criação do Plano Estratégico do Tribunal de Justiça do Estado do Pará 2021-2026 surge do processo de revisão da estratégia estabelecida na vigência do Planejamento Estratégico anterior, 2015-2020. Esse processo de revisão foi realizado de forma colaborativa com a realização de oficinas presenciais, em 2019, nas cidades de Belém, Santarém e Marabá, com consulta pública on-line no período de março a junho de 2020, além de oficinas remotas envolvendo a participação da Alta Administração, juízes e servidores nos meses de março e abril de 2021.
Utilizou-se a metodologia Balanced ScoreCard (BSC) como referencial de estruturação para a formulação do Plano e para acompanhamento de resultados por meio do monitoramento de indicadores e metas de desempenho em todas as dimensões. O mapa estratégico apresenta três perspectivas: sociedade, processos internos e aprendizado e crescimento, comportando 12 macrodesafios, além da declaração da missão, visão de futuro e valores que deverão nortear as atividades de todos para o próximo sexênio.