Plano de Gestão 2023 - 2025 - Apresentação
Ajustando o curso para a segunda parte da jornada
O Planejamento Estratégico se desdobra em planos bienais, correspondentes a cada período das gestões administrativas.
O Plano de Gestão 2023-2025 apresenta as ações do biênio sob a responsabilidade da atual gestão. Por meio dele, pretende-se garantir o alinhamento da atuação dos gestores, magistrados e servidores para viabilizar o atendimento dos objetivos estratégicos institucionais.
Alinhado a Estratégia Nacional do Poder Judiciário para o sexênio 2021-2026, os 12 macrodesafios refletem múltiplos temas estratégicos, transversais e complementares, com a finalidade de alcançar a excelência dos serviços prestados em sintonia com a missão institucional, com os valores adotados e em busca de ser reconhecido como instituição acessível confiável, célere e efetiva.
Na perspectiva Sociedade há dois macrodesafios: Garantia dos Direitos Fundamentais e Fortalecimento da relação institucional do Judiciário com a sociedade. Na perspectiva Processos Internos há sete macrodesafios: Agilidade e produtividade na prestação jurisdicional, Enfrentamento à corrupção, à improbidade administrativa e aos ilícitos eleitorais, Prevenção de litígios e adoção de soluções consensuais para os conflitos, Consolidação dos sistemas de precedentes obrigatórios, Promoção da sustentabilidade, Aperfeiçoamento da Gestão da Justiça Criminal, Aperfeiçoamento da Gestão Administrativa e da Governança Judiciária. Na perspectiva Aprendizado e Crescimento há três macrodesafios, a saber: Aperfeiçoamento da Gestão de Pessoas, Aperfeiçoamento da Gestão Orçamentária e Financeira e Fortalecimento da Estratégia Nacional de TIC e de Proteção de Dados.