Fiéis são acolhidos com hidratação, alimentação e primeiros socorros
Romeiros(as) do Círio de Nazaré que vêm de outras cidades do Pará em direção à Basílica Santuário, em Belém, receberam atendimentos durante a abertura dos Postos de Acolhimento do Poder Judiciário do Pará, localizados no prédio-sede do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA), na avenida Almirante Barroso, e no Fórum de Ananindeua, região metropolitana. O serviço foi iniciado na noite desta quarta-feira, 8.
A celebração de missa conduzida pelo padre Edvaldo Amaral deu início aos serviços de hidratação, alimentação e primeiros socorros, com o apoio da Cruz Vermelha e de voluntários(as). Durante a celebração, houve a queima dos pedidos dos devotos e a bênção das doações que são usadas nos postos de acolhimento.
Participaram da missa o vice-presidente do TJPA, desembargador Luiz Gonzaga da Costa Neto; o coordenador do Comitê de Ação Social e Cidadania do TJPA, desembargador Leonardo de Noronha Tavares; a diretora-geral da Escola Judicial do Pará (EJPA), desembargadora Célia Regina de Lima Pinheiro; o ouvidor agrário do TJPA, desembargador José Antônio Ferreira Cavalcante; os(as) desembargadores(as) Rosi Gomes de Farias, Antonieta Ferrari Mileo, Sarah Castelo Branco, César Bechara Nader Mattar Júnior e Diracy Nunes Alves, e as juízas Ana Lúcia Bentes Lynch e Ana Patrícia Nunes Alves Fernandes.
Os servidores Walter Duarte, Gisele Fialka, Arthur Fontoura e Adriana Paiva prestaram homenagem musical à padroeira dos paraenses, com canções marianas. Há uma década, romeiros(as) são atendidos(as) pelos(as) voluntários(as) no Posto de Acolhimento do TJPA, como reforçou o coordenador do Comitê de Ação Social e Cidadania do TJPA, desembargador Leonardo de Noronha Tavares. “O sentimento é de cada vez mais, todos os anos, abraçarmos os(as) romeiros(as) para dar esse apoio. Maria é exemplo de entrega, e devemos seguir esses passos, com solidariedade. É o momento também de sentirmos a fé de todas essas pessoas”, ressaltou o magistrado.
O estudante Luís Felipe Silva foi o primeiro romeiro a receber acolhimento no posto do TJPA. Ele saiu do município de Castanhal em direção à Basílica Santuário para cumprir uma promessa. “Eu vim por uma graça alcançada pela minha família. É cansativo, saí cedo, mas cada momento vale a pena. Receber esse atendimento aqui é fundamental para seguir em frente”, destacou o promesseiro.
O romeiro Alexandre Belém veio em uma caminhada de Ananindeua, junto com a família, para celebrar a vida do neto Pietro, que nasceu no dia do Círio de Nazaré, em 2017. “O Pietro é a nossa grande bênção. A Santinha o mandou de presente e, desde então, agradecemos pela vida dele”, celebrou.
Acolhimento - A ação conta com uma equipe de voluntários(as) quem atuam nos postos do TJPA, localizados no Fórum de Ananindeua e no edifício-sede do TJPA, na avenida Almirante Barroso. As unidades funcionam 24 horas, até as 7h de sábado, 11.