Fóruns Cível e Criminal e Secretaria de Gestão de Pessoas receberam padroeira
A Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré visitou, nesta segunda-feira, 6, as unidades do Judiciário que funcionam na Cidade Velha. Conduzida pelos Guardas da Santa, a padroeira começou o percurso no Fórum Cível de Belém, onde foi recebida pela desembargadora Luzia Nadja Guimarães Nascimento, coordenadora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Soluções de Conflitos (Nupemec) do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA), e pela diretora em exercício do Fórum, juíza Mariza Belline, titular da 3ª Vara da Fazenda, além de servidores e servidoras.
Acompanhados(as) pelos acordes da banda de música do Corpo de Bombeiros Militar – regida pelo subtenente Natanael Cruz –, magistrados(as), servidores(as) e público em geral entoaram cânticos e homenagens à padroeira. As sirenes dos motociclistas da Guarda Municipal anunciaram a chegada da Imagem Peregrina.
Conduzida pela juíza Mariza Belline e acompanhada pela comitiva, a Imagem subiu as escadarias do Fórum Cível e permaneceu por alguns minutos no hall de entrada do prédio histórico, primeira sede da Justiça paraense. O diácono Marcelo Lopes, da Igreja da Santíssima Trindade, conduziu as orações e abençoou os(as) devotos(as) de Nazaré.
As ruas do entorno dos Fóruns Cível e Criminal ficaram momentaneamente ocupadas pela procissão de fiéis, que seguiram em cortejo para o palanque instalado na Praça República do Líbano, em frente ao Fórum Criminal de Belém, onde a Imagem Peregrina foi recebida pela diretora, juíza Blenda Nery Rigon Cardoso, titular da 2ª Vara Criminal.
Junto aos(às) servidores(as) e devotos(as), a desembargadora Luzia Nadja Nascimento acompanhou o trajeto e as homenagens que se seguiram. No palanque, magistradas e magistrados participaram das orações e cânticos e desejaram abençoado Círio a todos e todas.
Intercessão - O diácono Marcelo Lopes conduziu a celebração com orações e reflexão sobre o simbolismo do Círio. “Neste ano de COP30, precisamos de todos. Assim como Jesus, que teve Sua mãe, que intercede junto ao Seu filho para realizar o primeiro milagre, que foi o milagre do vinho, temos que pedir pela intercessão de Mãe para olhar por nós”.
A juíza Belline agradeceu como gestora em exercício do Fórum Cível à Arquidiocese de Belém e à Diretoria da Festa do Círio de Nazaré pela honra de receber a visita da Imagem Peregrina. Para a magistrada, “este momento fortalece nossa fé e renova as nossas esperanças, trazendo paz e inspiração a este ambiente onde diariamente se busca justiça”. A magistrada falou ainda do privilégio de “sermos agraciados, em meio à rotina de processos, prazos e decisões, com a visita da Rainha e Nossa Advogada”.
A juíza Blenda Nery Rigon Cardoso, diretora do Fórum Criminal, agradeceu a todos a todas que contribuíram para a realização da visita da Imagem Peregrina. Emocionada, ela disse que, a cada Círio, renova e fortalece a fé e devoção à Senhora de Nazaré.
A desembargadora Luzia Nadja Nascimento falou sobre a importância de conciliar e que, assim como a mãe de Jesus conciliou e mediou muitos conflitos, “devemos olhar para Ela e pensar em quantos conflitos precisou conciliar e mediar”.
Em seguida, a Imagem foi conduzida até interior do Fórum Criminal, onde ficou no Plenário do Júri. Os presentes tiveram oportunidade de tocar na padroeira e fazer seus pedidos silenciosos.
A rua estreita atrás do Fórum Criminal não foi empecilho para os(as) devotos(as) seguirem a caminhada conduzindo a Imagem de Nazaré, pela primeira vez, em visitação ao prédio da Secretaria de Gestão de Pessoas do TJPA, na Rua Doutor Malcher, Cidade Velha. Na unidade, a Imagem foi recebida pela titular da Secretaria, Hellen da Silva Brancalhão. Em seguida, magistrados(as), servidores(as) e público seguiram em procissão até o prédio sede do Ministério Público do Estado, onde a Imagem Peregrina foi entregue ao procurador-geral de Justiça, Alexandre Marcus Tourinho.