Com o objetivo de valorizar, promover a escuta ativa e marcar presença institucional junto às servidoras e aos servidores do Poder Judiciário, a programação especial, marcada pela entrega da Medalha de Bons Serviços do corpo funcional da 10ª Região Judiciária, deu início à Caravana do Servidor e da Servidora, no Fórum de Tucuruí, nesta quinta-feira, 2.
Durante a primeira parada da Caravana, dedicada à 10ª Região Judiciária que inclui as Comarcas de Tucuruí, Breu Branco, Goianésia do Pará, Novo Repartimento e Pacajá, o presidente do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA), desembargador Roberto Gonçalves de Moura, destacou a importância do papel desempenhado pelo corpo funcional do Poder Judiciário do Pará. O magistrado ressaltou que cada processo e cada atendimento só se concretizam graças ao empenho da categoria.
"Em celebração ao mês do servidor, alusivo ao “Dia do Servidor”, hoje damos início à Caravana do Servidor, uma iniciativa desta gestão que reforça o compromisso com a valorização, escuta ativa e presença institucional junto aos servidores que fazem o dia a dia da Justiça acontecer. Estamos aqui, Presidente, Vice-Presidente, Diretora-Geral da Escola Judicial, e equipe técnica da Presidência para trazermos a presença da gestão em todas as Regiões Judiciárias deste Poder Judiciário, promovendo encontros presenciais em diversas comarcas, sejam elas de 3ª, de 2ª ou de 1ª entrância. Mais do que uma visita, trata-se de um gesto simbólico e prático de reconhecimento, diálogo e construção conjunta", afirmou o presidente do TJPA.
O desembargador Roberto Moura disse que "cada visita será uma oportunidade de construirmos pontes e reafirmarmos que o servidor é protagonista da transformação que queremos ver no serviço público. Hoje iniciamos a celebração do Dia daqueles que, com dedicação, ética e compromisso, sustentam os pilares da Justiça em nosso país", ressaltou.
O presidente do TJPA destacou que "a valorização não se limita a palavras de reconhecimento ou mesmo a medalhas. Ela também se concretiza em medidas reais". Oportunidade na qual anunciou o pagamento da indenização de férias na folha de outubro e a indenização da licença-prêmio na folha de novembro, àqueles servidores que optaram pela prestação pecuniária.
Ressaltou que "essas conquistas resultam de um esforço orçamentário e financeiro desta gestão em favor da valorização dos servidores, sustentado por responsabilidade fiscal e sensibilidade diante das demandas da categoria. Foi assim que conseguimos viabilizar, neste ano, a revisão geral anual de 6% na remuneração, sancionada em junho e retroativa a maio, com impacto superior a dezenove milhões de reais. Esse avanço só foi possível porque trabalhamos dentro do orçamento, reavaliamos prioridades e, ao mesmo tempo, buscamos garantir ganho real para nossos servidores", disse.
Também anunciou o desembargador-presidente do TJPA, Roberto Moura, "a integralização do décimo terceiro salário, que será efetivado na primeira quinzena do mês de dezembro, e o pagamento do Prêmio de Desempenho e Inovação, que será efetuado na folha do mês de janeiro, um reconhecimento do trabalho desempenhado em equipe por unidades que mais evoluem em eficiência e inovação, valorizando o esforço coletivo do corpo funcional".
Além disso, levou a notícia do aumento do auxílio-alimentação já a partir da folha do mês de janeiro, antes mesmo da data-base. "Essas entregas são fruto de planejamento, prioridade e diálogo, demonstrando o quanto cada servidor e cada servidora deste Poder Judiciário do Pará são valorizados e reconhecidos por esta gestão", afirmou.
“Valorização verdadeira está em nossa capacidade de olhar para as pessoas que compõem a instituição e cuidar delas, reconhecendo que são elas que dão vida e sentido à Justiça”, disse o desembargador-presidente do TJPA, ao agradecer diretamente aos servidores pela dedicação e compromisso com a entrega da prestação jurisdicional.
Ainda na cerimônia, o magistrado anunciou o programa Saúde Mais, a ser implementado pela Secretaria de Gestão de Pessoas, que promoverá ações nas áreas de saúde mental, nutricional, financeira e física, esta com a oferta de atividades em academias por meio da utilização de um passe, a fim de prevenir afastamentos, oferecer suporte constante e promover qualidade de vida.
“Entre suas ações estão o acesso regular a sessões de terapia online, rodas de conversa e atividades de desenvolvimento emocional, além de treinamentos voltados à gestão humanizada e ao mapeamento de riscos psicossociais. Também serão ofertadas consultas nutricionais periódicas, programas de educação alimentar e acompanhamento digital de hábitos saudáveis. No campo financeiro, cada servidor terá direito a orientação especializada e a ferramentas de controle e educação financeira.”, detalhou.
O diretor do Fórum de Tucuruí, juiz Rafael Maia, fez uma saudação às magistradas e aos magistrados, às servidoras e aos servidores presentes, ressaltando que eles estavam lá para prestigiar o corpo funcional, destacando as histórias e carreiras de cada um. “Ser servidor público, em especial, do Judiciário é algo diferente”, afirmou.
Durante a Caravana da 10ª Região Judiciária, houve a entrega da Medalha de Bons Serviços a servidores com 10 e 30 anos de dedicação ao Judiciário, além de curso sobre acessibilidade e inclusão, ministrado pelo servidor Antônio Carlos, por meio da Escola Judicial do Pará.
A programação do Mês do Servidor é de iniciativa desta gestão do biênio 2025-2027, que reforça o compromisso com a valorização, escuta ativa e presença institucional junto aos servidores que fazem o dia a dia da Justiça acontecer. O evento foi transmitido para as Comarcas que compõem a 10ª região para que magistrados(as) e servidores(as) de outros municípios pudessem participar.
Confira o nome dos servidores (as) homenageados (as):
10ª Região Judiciária
-Ângela do Socorro Viana da Silva – Chefe da Unidade de Arrecadação de Pacajá (dez anos)
-Antônia Gizele de Jesus – da Vara Única da Comarca de Novo Repartimento (10 anos)
-Iara Paulino dos Santos - da Vara Única da Comarca de Novo Repartimento (10 anos)
-Lenilson Souza Lima – da Vara Única da Comarca de Pacajá (10 anos)
-Lucimar de Souza Lima – da Vara Única da Comarca de Pacajá (10 anos)
-Mário Jorge dos Santos Mendes – Chefe da Unidade Regional de Arrecadação de Tucuruí (10 anos)
-Olavo Craveiro Rodrigues – da Central de Mandados da Comarca de Tucuruí (10 anos)
-Rafael Cardoso Vilela – Chefe da Unidade de Arrecadação de Breu Branco (10 anos)
-Ina Pinheiro Mendes – do 1º Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania de Tucuruí (30 anos)
Na Comitiva da Presidência, estão o vice-presidente do TJPA, desembargador Luiz Gonzaga da Costa Neto; a diretora-geral da EJPA, desembargadora Célia Regina de Lima Pinheiro; as juízas auxiliares da Presidência, Patrícia de Oliveira Sá Moreira e Danielle de Cássia Silveira Buhrheim; a chefe de Gabinete da Presidência, Bruna Caroline Gonçalves Chaves; a secretária de gestão de pessoas, Hellen Geysa da Silva Miranda Brancalhão e os secretários de Planejamento, Coordenação e Finanças, Miguel Lucivaldo Alves Santos; de Administração, Maurício Crispino Gomes; de Engenharia e Arquitetura, Gustavo Araújo de Souza Leão; e de Tecnologia da Informação e Comunicação, Diego Baptista Leitão.
AGENDA
Nesta sexta-feira, 3, a Caravana do Servidor estará contemplando a 11ª Região Judiciária, com transmissão virtual do Fórum de Marabá para as Comarcas de Abel Figueiredo, Bom Jesus do Tocantins, Brejo Grande do Araguaia, Canaã dos Carajás, Curionópolis, Eldorado dos Carajás, Itupiranga, Jacundá, Marabá, Nova Ipixuna, Palestina do Pará, Parauapebas, Piçarra, Rondon do Pará, São Domingos do Araguaia, São Geraldo do Araguaia e São João do Araguaia.
A programação inclui as instalações da Vara da Família, Sucessões e Registros Públicos e do Núcleo Avançado de Formação da Escola Judicial do Pará (EJPA). Também haverá entrega de Medalha de Bons Serviços a servidores e servidoras com 10, 20 e 30 anos de atuação, oferta de serviços de saúde, como atendimento psicossocial vacinação e consulta e exames periódicos, a realização de uma feira de artesanato e uma palestra sobre acessibilidade e inclusão, ministrado pelo servidor Antônio Carlos.
Confira o nome dos servidores (as) que serão homenageados (as):
11ª Região Judiciária
-Adones de Sousa Andrade – Chefe da Unidade de Arrecadação de Curionópolis (10 anos)
-Andrea do Carmo Maciel Neves – da Equipe Multidisciplinar da Comarca de Parauapebas (10 anos)
-Edson Ferreira Cruz - Chefe da Unidade de Arrecadação de Eldorado dos Carajás (10 anos)
-Edevaldo da Luz Azevedo – da Equipe Multidisciplinar da Comarca de Marabá (10 anos)
-Lucileno Cardoso Cavalcante – Diretor de Secretaria da 4ª Vara Cível e Empresarial de Marabá (10 anos)
-Ronaldo Cardoso Fernandes – da Vara Única da Comarca de São Domingos do Araguaia (10 anos)
-Sandra Ribeiro Cunha – do Núcleo de Atendimento e Movimentação Processual da Unidade de Processamento Judicial das Varas Criminais de Parauapebas (10 anos)
-Irisneide Santana do Vale – Diretora da Secretaria e Coordenadora do Núcleo de Atendimento e Movimentação Processual da Unidade de Processamento Judicial das Varas Cíveis, Empresariais e de Fazenda de Parauapebas (20 anos)
Jean Celso Silva Andrade – da Central de Mandados da Comarca de Parauapebas (20 anos)
-Elizabeth Rebouças Barbosa – da Vara Única da Comarca de Jacundá (30 anos)
-Rui Costa de Oliveira – da Central de Mandados da Comarca de Marabá (30 anos)