Magistrado ocupa cadeira 40, que pertenceu à desembargadora Albanira Lobato Bemerguy
O desembargador Ricardo Nunes assumiu o posto da cadeira 40 da Academia Paraense de Letras Jurídicas (APLJ), na última sexta-feira, 12, na sede da entidade. O magistrado agora ocupa a posição que pertenceu à desembargadora Albanira Lobato Bemerguy. O magistrado foi eleito com 30 votos. A cerimônia foi prestigiada pelo vice-presidente do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA), desembargador Luiz Gonzaga da Costa Neto.
Prestigiaram, também, a cerimônia de posse os(as) desembargadores Rômulo José Ferreira Nunes, Luzia Nadja Guimarães Nascimento, Rosi Maria Gomes de Farias, Jorge Luiz Lisbôa Sanches, Sérgio Augusto de Andrade Lima e César Bechara Nader Mattar Júnior, além do desembargador aposentado Milton Augusto de Brito Nobre, presidente do TJPA no biênio 2009-2011.
O novo integrante da APLJ construiu sólida trajetória no Judiciário do Pará. Formado em Direito pela Universidade Federal do Pará (UFPA), em 1977, iniciou a carreira como advogado até ingressar na magistratura em 1985. Atuou em diferentes comarcas do interior e da capital, chegando à titularidade de Varas Cíveis em Santarém, Icoaraci e Belém, além de exercer funções eleitorais e de direção no Fórum Cível da Capital.
Em 2005, foi promovido a desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA), onde também exerceu a Presidência no biênio 2017-2019. Sua atuação se destacou ainda no Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA), onde foi corregedor, vice-presidente e presidente. Ao longo da carreira, conciliou a magistratura com a docência, lecionando Direito Comercial e Sentença Civil em instituições de ensino.