Colegiado de Planejamento e Gestão Estratégica reuniu responsáveis por macrodesafios, ações e etapas
A terceira Reunião de Avaliação de Estratégia (RAE) para acompanhamento e avaliação do Plano de Gestão do biênio 2021-2023, que tem à frente a desembargadora Célia Regina de Lima Pinheiro, foi realizada nesta segunda-feira, 13, pela Presidência do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA), com os integrantes do Colegiado de Planejamento e Gestão Estratégica. O Plano de Gestão está dividido em 12 macrodesafios com 35 iniciativas estratégicas, das quais divididas em 65 ações e 322 etapas. A reunião teve a metodologia delineada do Departamento de Planejamento, Gestão e Estatística (DPGE), com as suas respectivas Coordenadorias de Estatísticas e Gestão Estratégica.
Na abertura dos trabalhos, que ocorreram ao longo do dia, a presidente do TJPA, desembargadora Célia Pinheiro, ressaltou que a construção do plano ocorre diariamente. A magistrada avaliou o momento como oportuno para avaliar o andamento do Plano de Gestão e tratar da implementação de suas ações e etapas. A desembargadora-presidente agradeceu aos magistrados, magistradas, servidores e servidoras que estão como coordenadores de macrodesafios e responsáveis por ações e etapas do plano de gestão do biênio.
Na abertura dos trabalhos, o diretor de Planejamento, Gestão e Estatística, Fábio Djan Lima, apresentou o objetivo da RAE. O coordenador de Estatística, Gerson da Silva, fez uma breve explanação sobre o panorama geral dos indicadores do Planejamento Estratégico. Já a coordenadora de Gestão Estratégica, Luciana Sá, detalhou a execução do Plano de Gestão, no qual os coordenadores de macrodesafios e responsáveis por ação puderam explicar a execução das etapas sob sua responsabilidade.
Pela manhã, foram detalhados os macrodesafios Garantia dos Direitos Fundamentais, Fortalecimento da Relação Institucional do Judiciário com a Sociedade, Agilidade e Produtividade na Prestação Jurisdicional, Enfrentamento à Corrupção, à Improbidade Administrativa e aos Ilícitos Eleitorais, Prevenção de Litígios e Adoção de Soluções Consensuais para os Conflitos e Consolidação dos Sistemas de Precedentes Obrigatórios,
À tarde, os macrodesafios apresentados foram Promoção da Sustentabilidade, Aperfeiçoamento da Gestão Administrativa e da Governança Judiciária, Aperfeiçoamento da Gestão de Pessoas, Aperfeiçoamento da Gestão Orçamentária e Financeira, Fortalecimento da Estratégia Nacional de TIC e Proteção de Dados e Aperfeiçoamento da Gestão da Justiça Criminal.
A ERA, conforme Resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) nº. 325/2020, funciona como instrumento do Colegiado de Planejamento e Gestão Estratégico, com base na Portaria nº. 984/2021; apresenta panorama inicial da execução do Plano de Gestão 2021-2023; demonstrar os resultados e traçar medidas com o objetivo de melhorar o alcance do planejado; e verificar o panorama geral dos indicadores do Planejamento Estratégico.