Período de inscrição: 08 a 24 de novembro de 2023.
Tema do Curso: “Justiça Digital Inovadora”
Natureza do Curso/Finalidade: Formação Continuada – Promoção/Vitaliciamento.
Instituição de realização: (EJPA) - Escola Judicial – Tribunal de Justiça do Estado do Pará.
Direção Geral da Escola: Desembargadora Célia Regina de Lima Pinheiro
Período de inscrição: 08 a 24 de novembro de 2023.
Período de realização: 27 de novembro a 01 de dezembro de 2023.
Modalidade: Ensino Remoto com interações síncronas, pela plataforma Teams.
Horário de realização: 15h às 19h
Carga horária: 20h/a
Público-alvo: Magistrados(as) Servidores(as) do Poder Judiciário do Estado do Pará.
Número de vagas: 40
Frequência mínima: 75%
Certificação: Os participantes que obtiverem aproveitamento e frequência igual ou superior a 75% farão jus ao certificado de participação, que estará disponível em arquivo digital após 15 dias da realização da formação.
Docente: JOA¿O VALE¿RIO DE MOURA JUNIOR - Atualmente e¿ Juiz de Direito do Tribunal de Justiça do Estado do Para¿ (TJPA). Membro do Grupo Operacional do Centro de Inteligência e Membro do Laboratório de Inovação do TJPA. Pós-graduado em Direito Público pela Faculdade Integrada do Recife, Pernambuco. Pós-graduado em Jurisdição Inovadora pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAM), Brasília, Distrito Federal e Mestre em Direitos Fundamentais pela Universidade da Amazônia, Belém, Para¿. Professor e Coordenador de Cursos da Escola Judicial do Tribunal de Justiça do Estado do Para¿. Certificado com o FOFO nível I, II e Tutores.
EMENTA - INOVAÇÃO JUDICIAL E AGENDA 2030: PRINCÍPIOS DA INOVAÇÃO JUDICIAL –– LABORATÓRIO DE INOVAÇÃO –– CENTROS DE INTELIGÊNCIA - JUSTIÇA COMO SERVIÇO –– EXCLUÍDOS DIGITAIS –– CORTES ONLINE ADR/ODR–– CASES EBAY, CONSUMIDOR.GOV – INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL –– SINAPSE CNJ –– AGENDA 2030
– OBJETIVOS E IMPACTOS.
Programação:
DIA |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
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CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
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CARGA HORÁRIA | METODOLOGIA | AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM |
27/11/2023
15h às 16h
(ambientação)
16 h às 19h
(10 minutos de intervalo)
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Analisar e compreender os princípios da inovação judicial, bem como capacitá-los na criação de espaços cocriativos nas Unidades Judiciárias. |
Resolução Nº 349 de 23/10/2020do CNJ.
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4 h/a |
Aula expositiva e dialogada, em atividade síncrona e assíncrona. (TEAMS), seguida de debates – duração de 2.h/a.
2 h/a aula gameficacao : criar grupos para desafia- los a encontrar soluções práticas bem como pesquisar soluções em outros tribunais ou orgaos públicos
Uso do miro
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O aluno(a)irá desenvolver pesquisas sobre as inovações dos Tribunais por meio dos Laboratórios de Inovação e Centros de Inteligência, para fins de criação de um mosaico/mural e compartilhar informações com vistas a fomentar o conhecimento e a integração entre os alunos(a). |
28/11/2023
15h às 19h
(10 minutos de intervalo)
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Analisar o impacto da tecnologia nas comunidades periféricas com olhar aos excluídos digitais. |
Outras formas de inclusão digital.
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4 h/a |
Aula expositiva e dialogada, em atividade síncrona e assíncrona. (TEAMS), seguida de debates – duração de 2.0 h/a.
2 h/a Estudo de caso: será apresentado problema de caso relacionado a excluídos digitais e serão encorajados a descobrir soluções. Com a ferramenta Miro
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O aluno(a)irá desenvolver mediante a plataforma miro atividade de soluções de problemas de acesso à justiça dos excluídos digitais por meio de sugestões e propor soluções às Unidades Judiciárias.
Utilização da ferramenta mentimeter para fins de interagir com o aluno e criar sinergia.
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29/11/2023
15h às 19h
(10 minutos de intervalo)
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Estudar as Cortes Onlines e Online Dispute Resolution |
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4 h/a |
Aula expositiva e dialogada, em atividade síncrona e assíncrona. (TEAMS), seguida de debates – duração de 2.h/a.
2 h/a Philip 66 - consiste na criação de pequenos grupos com o objetivo de atingir resultados com mais agilidade acerca dos institutos abordados durante a atividade síncrona para fins de debates e Discussões.
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Participação e registro reflexivo. |
30/11/2023
15h às 19h
(10 minutos de intervalo)
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Estudar e conhecer sobre inteligência artificial, bem como o Marketplace do CNJ(Sinapse) e suas funcionalidades.
Conhecer sobre o Chatgbt e Metaverso na justiça brasileira.
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Resolução Nº 332 de 21/08/2020 do CNJ.
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4 h/a |
Aula expositiva e dialogada, em atividade síncrona e assíncrona. (TEAMS), seguida de debates – duração de 2 h/a.
2 h/a aula cultura maker hands on : serão estimulados e entraram em contato com ferramentas de inteligência artificial disponíveis bem como o uso adequado delas em seu ambiente de trabalho
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O aluno(a)irá desenvolver pesquisas sobre IA do seu e outros Tribunais, para fins de criação de um mosaico/mural e compartilhamento de informações com vistas a fomentar o conhecimento e a integração entre os alunos(a). |
01/12/2023
15h às 19h
(10 minutos de intervalo)
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Conhecer e analisar os objetivos de desenvolvimento sustentável da Agenda 2030 |
A IA Raffa e as novas classificações dos processos.
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4 h/a |
Aula expositiva e dialogada, em atividade síncrona e assíncrona. (TEAMS), seguida de debates e duração de 3.0h/a.
1 h/a Philip 66 metodologia utilizada para que os alunos compreendam sobre as ODS da ONU.
Ferramentas: miro, mentimenter e chatgbt, Vídeos e pesquisa
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A avaliação se dará durante todo o transcurso da aula, através da participação do aluno. |