Insrições até 18 de agosto. Não perca!
EDITAL DE ABERTURA Nº 22/2022/EJPA/TJPA
O Diretor-Geral da Escola Judicial do Poder Judiciário do Pará Doutor Juiz Elder Lisboa Ferreira da Costa – EJPA, Desembargador Leonardo de Noronha Tavares, Desembargador Luiz Gonzaga da Costa Neto, torna pública aos Magistrados(as) e Servidores(as) do Tribunal de Justiça do Estado do Pará a abertura das inscrições para o CURSO FORMAÇÃO DE FORMADORES- DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS: MÓDULO 1, NÍVEL 1, destinado ao aperfeiçoamento de magistrados(as) e servidores(as) do Poder Judiciário, para fins de vitaliciamento e Promoção na Carreira.
DAS INFORMAÇÕES BÁSICAS SOBRE O CURSO:
1.1 Nome do Curso: Formação de Formadores- Desenvolvimento das competências: Módulo 1, Nível 1
1.2 Natureza do Curso: Formação Continuada-vitaliciamento/promoção na carreira
1.3 Instituição de Realização: Escola Judicial do Estado do Pará – EJPA
1.4 Direção Geral da Escola: Des. Leonardo de Noronha Tavares
1.5 Período e forma de inscrição: 01 a 18 de agosto de 2022, via site da EJPA
1.6 Data da realização: 22 de agosto a 21 de setembro de 2022.
1.7 Modalidade: Ensino Remoto com interações síncronas e assíncronas
1.8 Local de realização: Plataformas Moodle e Teams
1.9 Horário encontros síncronos (PlataformaTeams): 18h às 20h
1.10 Datas dos encontros síncronos: 25/08, 01, 08, 15/09/2022
1.10.1 Aulas assíncronas: 22h/a no Ambiente Virtual de Aprendizagem do TJPA;
1.10.2 Aulas síncronas: 08h/a na Plataforma Teams[1].
1.11 Carga horária: 30h/a
1.12 Público-alvo: Magistrados(as) e Servidores(as) do Poder Judiciário do Estado do Pará
1.13 Número de vagas: 40 (quarenta) vagas.
1.14 Tutoras/Facilitadoras:
1.14.1 ROSÂNGELA MARIA EVANGELISTA DE MELO: Pós-Graduada em Psicologia aplicada -Psicopedagogia, pela Universidade Federal do Ceará -UFC. Habilitação em Orientação Vocacional, pela Universidade Federal do Ceará -UFC. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Graduada em Direito pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR. Integrante do Banco Nacional de Mediadores e Conciliadores do Conselho Nacional de Justiça CNJ. Integrante do banco nacional de tutores e formadores da Escola Nacional de Magistrados-ENFAM. Professora tutora da Escola Judicial do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí-EJUD e da Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará-ESMEC. Autora do projeto do programa de formação de formadores e tutores na Escola Judicial do Piauí e da ESMEC. Professora tutora EAD e presencial do programa de formação de formadores da Escola Superior da Magistratura- ESMEC. Formação em Metodologias, Práticas Pedagógicas e Tecnologias Educacionais, promovido pelo Laboratório Digital Educacional (LDE) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Atuou como Coordenadora da pós-graduação em Direito e Processo Eleitoral e Direito e Processo Penal. Coordenadora da capacitação dos formadores e tutores da ESMEC. Experiência em gestão escolar desde 1990-atuando como Coordenadora de Formação de magistrados e servidores.
1.14.2 LILIANE CAMPOS MACHADO: Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Montes Claros (1996). Mestra em Educação Tecnológica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (2002). Doutora em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2009). Pós-doutora pela Universidade de Brasília. Formadora credenciada pela Enfam.
1.15 Frequência Mínima: 75%
1.16 Acesso a bibliografia: Indicação do Coordenador e do Professor do curso; pesquisa na biblioteca da EJPA, do Tribunal de Justiça do Estado do Pará e sites eletrônicos.
[1] O Departamento Acadêmico da EJPA, enviará posteriormente aos discentes do referido curso o link de acesso a Plataforma Teams para os encontros síncronos.
1.18. RESPONSABILIDADES DO(A) CURSISTA
Para que haja a interatividade necessária e os objetivossejam alcançados, são responsabilidades dos(as)cursistas:
Espera-se que, ao final do curso, os participantes tenham a formação ampliado suas condições para:
Identificar e aplicar os aspectos que diferenciam a formação profissional com foco na transmissão de conhecimento em uma perspectiva conservadora da formação profissional com foco no desenvolvimento de competências e de conhecimento;
Considerar no processo de ensinar, aprender e avaliar a necessidade de trabalhar com
Metodologias ativas, traçando estratégias seguras de ensino e aprendizagem coerentes com a aplicabilidade embasada com a metodológica;
Planejar e estruturar ações educativas com vista ao desenvolvimento de competências articulando e aplicando os princípios das diretrizes da Enfam;
Estruturar e desenvolver um plano de aula, com foco no desenvolvimento de competências articulando a proposta da docência no contexto da magistratura.
3. METODOLOGIA E AVALIAÇÃO
A metodologia será seguida por meio de uma interação entre tutoras e cursistas, na modalidade em EaD, por meio de método expositivo-dialético e método ativo, com aulas remotas ao vivo e sala de debates através de ambientes virtuais, preferencialmente a plataforma Teams e a plataforma Moodle https://ead.tjpa.jus.br/.
O desenvolvimento do curso ao longo dos módulos será da seguinte forma:
• Encontro on-line: serão organizados encontros on-line em tempo real. Serão quatro encontros, sendo o primeiro para boas-vindas, motivação e realização do contrato pedagógico e, os demais a cada módulo, para discussões coletivas, realização de uma simulação e para a apresentação das aulas planejadas. Nestes encontros on-lines, todos devem estar presentes, e será computada a presença. Para estes encontros usaremos uma plataforma virtual de reunião será pelo Teams.
• No ambiente virtual: os/as cursistas terão acesso a vídeos, material escrito e de estudo híbrido, além de atividades nos fóruns. O papel do cursista é de participar efetivamente das atividades propostas, observando/cumprindo os critérios avaliativos.
Metodologias ativas a serem utilizadas:
a) No Moodle
¿ Fórum onde as tutoras deverão mediar os debates, elaborar os questionamentos e as discussões em grupo com prática acompanhada sobre os temas propostos, gerando reflexões e compartilhamento de trabalhos interativos no fórum com réplicas de outros colegas, com pertinência temática.
¿ As estratégias metodológicas selecionadas são: dinâmicas de grupos, estudos de casos, simulação, GVxGO.
¿ Para as atividades avaliativas: mapa mental, elaboração e desenvolvimento da aula e registro reflexivo.
b) Na plataforma que será utilizada para as reuniões on-line:
¿ Apresentações.
¿ Simulação.
¿ Desenvolvimento da aula e avaliação em tempo real pelas tutoras e pelos(as) colegas.
A atividade avaliativa final será um registro reflexivo, sendo também necessário que o alunado realize avaliação do curso e das tutoras, bem como avaliação de reação.
3.1 Organização do Ambiente Virtual – Plataforma Moodle:
3.4 - DOS FÓRUNS DE DISCUSSÃO
Os temas e questões dos fóruns de discussão serão vinculados ao conteúdo estudado (material disponibilizado em cada módulo), aos saberes e às experiências de cada cursista, sempre buscando relacionar os novos conhecimentos aprendidos com a prática laboral no cotidiano do judiciário paraibano.
Os fóruns realizados na unidade I valerão até 18 pontos, sendo até 10 pontos para o fórum I e até 8 pontos para o fórum II. Também haverá um fórum na unidade III que valerá até 10 pontos.
Os critérios a serem observados nos fóruns serão:
Critérios |
Fórum I |
Fórum II |
Fórum III |
Demonstração de compreensão dos conteúdos |
03 pontos |
02 pontos |
03 pontos |
Capacidade de articulação e diálogo com os demais participantes |
02 pontos |
02 pontos |
02 pontos |
Coerência e objetividade nas considerações |
03 pontos |
02 pontos |
03 pontos |
Polidez, cortesia e respeito àsopiniões apresentadas |
02 pontos |
02 pontos |
02 pontos |
TOTAL |
10 pontos |
08 pontos |
10 pontos |
A mensagem enviada ao fórum depois do encerramento da unidade não será avaliada. A data de abertura e encerramento de cada fórum consta na seção do cronograma.
3.5 - DAS AULAS SÍNCRONAS
Haverá cinco aulas síncronas que serão de participação obrigatória e contará como frequência, sendo necessário 75%, no mínimo, de aproveitamento para a aprovação. Em caso de falta justificada, será dada a possibilidade de reposição da aula, por meiode uma atividade a ser decidida pelas tutoras.
3.6 - DA DINÂMICA DE GRUPO
A atividade de dinâmica de grupo, será desenvolvida por simulação de um caso concreto, relacionado ao tema da unidade estudada. O caso e os papéis a serem simulados serão distribuídos de forma voluntária.
Essa atividade valerá até 20 pontos, conformecritérios a serem repassados pelas tutoras no momento da realização da atividade.
3.7 - DA ELABORAÇÃO DO PLANO DE AULA
Cada aluno deverá planejar uma aula referente a uma ação de formação (inicial, continuada ou de formadores), tendo como base uma situação da prática da magistratura ou da prática profissional do servidor. Deve-seobservar as orientações da atividade e o conteúdo estudado na unidade,bem como se guiar pelo modelo disponibilizado.
Essa atividade valerá até 10 pontos.
3.8 - DA ATIVIDADE DE AVALIATIVA FINAL (REGISTROREFLEXIVO)
A autoavaliação ou registro reflexivo é uma metodologia avaliativa que permite ao(à) cursista refletir sobre os avançose as dificuldades sentidas duranteo percurso formativoo que o(a) auxiliará a enxergar a aprendizagem ocorridae como poderá tornar ainda mais proveitosas essas experiências formativas na modalidade de EAD. Isso é possível, pois a autoavaliação é um processo de metacognição que permite ao alunado pensar sobre o percurso do processo formativo e refletir, criticamente, sobre ele. Isso, segundo Wachowicz (2006), ocorre por meio da valorização da verbalização da aprendizagem. Dessa forma, avaliação de desempenho, na modalidade de autoavaliação, proporcionará melhorias na atuação dos sujeitos envolvidos no processo (aluno/professor/tutor) e refletirá favoravelmente no desenvolvimento do processode ensino e aprendizagem Diante disso, o registro reflexivo aqui proposto levará os(as) cursistas à pensarem sobre como ao longo do curso ele(ela) conseguiu ampliar seu conhecimento sobre os conteúdos estudados, associando o conteúdo teórico à sua prática no contextoda magistratura.
Essa atividadevalerá até 40 pontos, sendo levado em contaos seguintes critérios:
CRITÉRIOS |
PONTUAÇÃO |
Capacidade de análise crítica do próprio processo formativo considerando as orientações para o desenvolvimento da atividade |
Até 15 pontos |
Capacidade de síntese (o texto deverá ter no máximo 2 páginas) e de autoavaliação em relação aos aprendizados durante a participação nas ações educativas propostas |
Até 15 pontos |
Registrar sua própria intencionalidade |
Até 10 pontos |
TOTAL |
40 pontos |
4. ORGANIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS
O curso em tela foi organizado em três módulos. Cada módulo contará com momentos síncronos e assíncronos sempre privilegiando a colaboração, interação e metodologias ativas. Os momentos assíncronos acontecerão através do ambiente de aprendizagem virtual da EJPA, sendo previsto, no mínimo, de 1 a 2 horas diárias de estudo. Os momentos síncronos acontecerão através da plataforma de vídeo conferência Teams, sendo quatro momentos com duração de 2 h. Na tabela, abaixo, encontram-se detalhadas as etapas deste curso com os seus respectivos períodos e cargas horárias.
ETAPAS |
PONTUAÇÃO |
PERÍODO |
CH (EAD) |
CH (SÍNCRONA) |
CH TOTAL |
Ambientação |
2 Pontos |
22 a 24 de agosto de 2022 |
2h |
2h |
4 h/a |
Módulo I |
18 Pontos |
25 a 31 de agosto de 2022 |
5h |
2h |
7 h/a |
Módulo II |
20 Pontos |
01a 07 de setembrode 2022 |
6h |
2h |
8 h/a |
Módulo III |
20 Pontos |
08 a 14 de setembro de 2022 |
7h |
2h |
9 h/a |
Entrega da tarefa final. |
40 Pontos |
15 a 21 de setembro de 2022 |
2h |
----- |
2h |
TOTAL |
100 Pontos |
31 dias |
22h |
8h |
30h |
5. FORMAS DE INTERAÇÃO E MÍDIAS
A interação entre cursistas e tutoras será pautada pela dialogicidade, colaboração e troca de experiências, mediada por metodologias ativas de aprendizagem e visando a união entre teoria e prática. Diante desses princípios, a interação acontecerá: de forma assíncrona em fóruns de discussão no AVA; de forma síncrona através de exposiçãodialogada, debates e discussões gerais e em grupos virtuais e do chat na plataforma Teams.
A mídias utilizadas darão suporte à metodologia de aulas síncronas e assíncronas, sendo elas o AVA da EJPA, a Plataforma Teams, os textos e vídeos postados no AVA, os vídeos e slides utilizados nos encontros síncronos.
Os/As cursistas necessitarão dispor de computador/celular com acesso à internet, preferencialmente com câmera e microfone, bem como o aplicativo Teams instalado. Todomaterial estará disponível na plataforma Moodle, no endereço https://ead.tjpa.jus.br/.
6. CERTIFICADO
Para a obtenção de certificado, os cursistas precisam cumprir todos os requisitos abaixo listados:
Os(as) cursistas receberão certificado com carga horária de 30h, caso sejam aprovados ao final do curso. Para fazer jus ao certificado, os(as) cursistas devem realizar as atividades avaliativas descritas acima, inclusive a avaliação de reação, sendo avaliados(as) conforme a tabela de conceitos abaixo:
0 a 54,99 |
55 a 74,99 |
75 a 89,99 |
90 a 100 |
Insuficiente |
Regular |
Bom |
Ótimo |
Para a aprovação e emissão de certificado, os(as) cursistas deverãoalcançar, no mínimo,o conceito “Bom”. A base de cálculopara obtenção da média final será da seguinte forma: MF= N1+N2+N3+N4=NF/4. Dessa forma, a nota final (NF) será composta pelo somatório das notas ao longo do curso: N1 (fóruns I e II); N2 (nota do módulo II); N3 (plano de curso); N4 (Registro Reflexivo. O valor da NF será dividido por 4, alcançando-se a média final (MF).
O Departamento Acadêmico da EJPA terá o prazo de 30 dias corridos, após a disponibilização, no ambiente virtual, das notas pelas tutoras, bem como entrega do Relatório final de notas, para emissão dos certificados e anotação em ficha funcional. O envio será para o e-mail cadastrado no ato da inscrição ou disponibilizado no ambientevirtual do curso.
6.1. Obter aproveitamento de 75% ou mais no total de atividades propostas ao longo do curso;
6.2. Atingir 75% ou mais de frequência nos momentos síncronos propostos. Caso haja ausência, por qualquer motivo, será necessário apresentar justificativa, por e-mail (ejpa.dac@tjpa.jus.br), à EJPA que avaliará a justificativa apresentada, dando retorno ao cursista sobre o deferimento ou não de sua justificativa;
6.3. Responder aos questionários avaliativos, disponibilizados pela EJPA, ao final do curso.
7. CRONOGRAMA:
PREPARAÇÃO DO AMBIENTE VIRTUAL |
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ESTRATÉGIAS |
RECURSOS |
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AMBIENTAÇÃO |
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Período AVA e Webinar |
22 a 24/08/22 Webinar: 25/08/22 das 18h às 20h |
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Docente (s) |
Rosângela Maria Evangelista de Melo e Liliane Campos Machado |
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Carga horária diária total |
4 horas-aula, sendo 2 horas-aula no Webinar e 2 horas-aula no AVA |
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Objetivo(s) específico(s) |
Conteúdo(s) |
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Metodologia |
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Interação através do Fórum de apresentação. Exposição dialogada. Apresentação de vídeo. |
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Durante o webinar 2h: Os discentes, por meio de ferramenta interativa, acessarão a aula síncrona e participarão da abertura do curso com apresentação da dinâmica do curso, resultados da atividade diagnóstica e conversa sobre os acordos pedagógicos. Exibição do vídeo “Aprender a Aprender”. |
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No Ambiente Virtual de Aprendizagem-AVA 2h: Os/as cursistas e tutoras deverão se apresentar no Fórum de Apresentação. Cursistas deverão realizar a leitura dos textos e assistir aos vídeos disponíveis. |
Material de apoio |
Webinar: Slides. Vídeo “Aprender a Aprender” |
No AVA: Fórum de Apresentação |
Material didático |
Textos e vídeos disponíveis no AVA |
Avaliação de Aprendizagem |
Por meio de interação e participação no fórum. Neste módulo serão atribuídos até 02 pontos. |
MÓDULO I |
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Tema: |
Diretrizes Enfam para o Ensino no Contexto da Magistratura |
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Período AVA e Webinar |
25 a 31/08/22 Webinar: 01/09/22 das 18h às 20h |
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Docente (s) |
Rosângela Maria Evangelista de Melo e Liliane Campos Machado |
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Carga horária diária total |
7 horas-aula, sendo 2 horas-aula no Webinar e 5 horas-aula no AVA |
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Objetivo(s) específico(s) |
Conteúdo(s) |
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Metodologia |
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Expositiva/dialogada. Realização de Fórum de Discussão I (estudo de caso) e II (elaboração de Mapa Mental). |
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Durante o webinar 1h: Os discentes, por meio de ferramenta interativa, acessarão a aula síncrona e participarão da exposição dialogada e das atividades propostas, registrando no chat da ferramenta eventuais comentários e perguntas, bem como interagindo com o docente ao abrirem o microfone. 1h: promover-se-á um debate/discussão entre os discentes, a partir da leitura prévia de textos no AVA, da aula expositiva/dialogada e do filme “O Sorriso de Monalisa” – estudo de caso. |
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Debate/Discussão |
No grupo geral |
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Espaço para perguntas |
Durante o webinar. |
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No Ambiente Virtual de Aprendizagem-AVA |
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5h: O aluno deverá ler material escrito para participar do Webinar, por meio do chat, de Debate/Discussão, em uma perspectiva de aula invertida, a qual é desenvolvida de acordo com a modalidade de Flipped Learning ou “aprendizagem invertida”. Participação no Fórum de Discussão I, realizando estudo de caso de trechos do filme “O sorriso de Monalisa”, respondendo aos questionamentos: Sou formador e agora, o que posso fazer para salvar essa aula? Como faria para |
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próxima aula?. Participação no Fórum de Discussão II, com a elaboração de um mapa mental e/ou conceitual sobre o conteúdo da unidade. |
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Material de apoio |
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No Webinar: Apresentação de slides. 1ª e 2ª parte do filme “O Sorriso de Monalisa”. |
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No AVA: Apostilas, artigos e vídeos |
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Material didático |
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Apostilas, artigos, vídeos e material complementar estarão na Plataforma. |
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Avaliação de Aprendizagem |
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A avaliação de aprendizagem tem caráter formativo e acontece ao longo do curso. Nesta aula serão atribuídos até 10 pontos, para o fórum I, e até 08 pontos, para o fórum II. Total de pontos nessa unidade: 18 pontos. |
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MÓDULO II |
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Tema: |
Competências e Metodologias ativas |
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Período AVA e Webinar |
01/09 a 07/09/2022 Webinar: 08/09/22 das 18h às 20h |
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Docente (s) |
Rosângela Maria Evangelista de Melo e Liliane Campos Machado |
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Carga horária diária total |
8 horas-aula, sendo 6 horas-aula no Webinar e 2 horas-aula no AVA |
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Objetivo(s) específico(s) |
Conteúdo(s) |
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- Considerar no processo de ensinar, aprender e avaliar a necessidade de trabalhar com Metodologias ativas, traçando estratégias de ensino e aprendizagem coerentes com a base metodológica. |
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Metodologia |
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Exposição oral e dialogada; Debate/Discussão; Aula invertida; dinâmica de grupo. |
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Durante o webinar 1h: Os discentes, por meio de ferramenta interativa, acessarão a aula síncrona e participarão da exposição dialogada e das atividades propostas, registrando no chat da ferramenta eventuais comentários e perguntas, bem como interagindo com as docentes ao abrirem o microfone. 1h: Os/As cursistas participarão de dinâmicas de grupos sobre saberes conceituais, procedimentais e atitudinais, ensino por competência e elementos de um plano de aula. |
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Debate/Discussão |
No grupo geral. Dinâmica de grupo (em grupos separados). |
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Espaço para perguntas |
Durante o webinar. Feitas pelo aluno, com abertura de microfone e/ou no chat. |
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No Ambiente Virtual de Aprendizagem-AVA |
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2h: Os discentes deverão ler material escrito e assistir aos vídeos para participarem no Webinar em uma perspectiva de aula invertida, a qual é desenvolvida de acordo com a modalidade de Flipped Learning ou “aprendizagem invertida”. Os/as participantes estudam o conteúdo prévia e autonomamente, por meio dos recursos disponibilizados via plataforma pelas docentes. |
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Material de apoio |
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Webinar: Apresentação de slides |
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No AVA: Apostilas, artigos e vídeos |
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Material didático |
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Apostilas, artigos, vídeos e material complementar estarão na Plataforma. |
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Avaliação de Aprendizagem |
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A avaliação de aprendizagem tem caráter formativo e acontece ao longo do curso. Nesta aula serão atribuídos até 20 pontos pela participação na dinâmica de grupo realizada durante o webinar. |
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MÓDULO III |
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Tema: |
Trabalho Pedagógico no Contexto da Magistratura |
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Período AVA e Webinar |
08 a 14/09/2022 Webinar: 15/09/22 das 18h às 20h |
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Docente (s) |
Rosângela Maria Evangelista de Melo e Liliane Campos Machado |
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Carga horária diária total |
9 horas-aula, sendo 2 horas-aula de Webinar e 7 horas-aula no AVA |
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Objetivo(s) específico(s) |
Conteúdo(s) |
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- Estruturar e desenvolver um plano de aula, com foco no desenvolvimento de competências, articulando a proposta da docência no contexto da magistratura. |
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Metodologia |
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Exposição oral e dialogada; Debate/Discussão; Aula invertida; análise de vídeo e estudo de caso. |
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Durante o webinar 1h: Os discentes, por meio de ferramenta interativa, acessarão a aula síncrona e participarão da exposição dialogada e das atividades propostas, registrando no chat da ferramenta eventuais comentários e perguntas bem como interagindo com o docente ao abrirem o microfone. 1h: Os participantes irão apresentar os planos de aula elaborados, retirar dúvidas a respeito dos mesmos, para a partir daí elaborar a versão final que deve postar no AVA. |
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Debate/Discussão |
No grupo Geral |
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Espaço para perguntas |
Durante o webinar. Feitas pelo aluno, com abertura de microfone e/ou feitas no chat. |
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No Ambiente Virtual de Aprendizagem-AVA |
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7h: Os alunos deverão ler/assistir o material disponibilizado na plataforma, para discussão durante o webinar, em uma perspectiva de aula invertida, a qual é desenvolvida de acordo com a modalidade de Flipped Learning ou “aprendizagem invertida”. Devem, ainda, participarem do fórum de debate, com tema relacionado à temática desta unidade. Também será solicitado a postagem de um plano de aula com as correções apontadas durante o webinar. |
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Material de apoio |
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No Webinar: Slides e vídeos |
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No AVA: Apostilas, artigos e vídeos. Modelo de plano de aula. |
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Material didático |
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Apostilas, artigos, vídeos e material complementar estarão na Plataforma. |
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Avaliação de Aprendizagem |
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A avaliação de aprendizagem tem caráter formativo e acontece ao longo do curso. Nesta unidade serão atribuídos até 20 pontos. Até 10 pontos pela participação no fórum e até 10 pontos ao plano de aula. |
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ATIVIDADE FINAL |
REGISTRO REFLEXIVO |
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Período AVA e Webinar |
15 a 21/09/2022 |
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Docente (s) |
Rosângela Maria Evangelista de Melo e Liliane Campos Machado |
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Carga horária diária total |
2 horas-aula |
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No Ambiente Virtual de Aprendizagem-AVA |
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2h: Registro Reflexivo (Atividade Final): O Registro Reflexivo é uma ferramenta de avaliação qualitativa e formativa. Permite, por meio da autoavaliação, a descrição, a reflexão e a análise crítica do percurso desenvolvido pelo aluno. Viabiliza a indicação de aspectos considerados relevantes que tenham contribuído para o seu crescimento pessoal e para a qualidade do seu trabalho. Além disso, permite reformular sua prática a partir dessas reflexões. O texto deverá ter no máximo 2 páginas e seguir as orientações repassadas pelas tutoras. |
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Material de apoio |
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No AVA: Apostilas, artigos e vídeos. |
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Material didático |
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Todos os textos, artigos e vídeos disponíveis no AVA. |
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Avaliação de Aprendizagem |
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A avaliação de aprendizagem tem caráter formativo e acontece ao longo do curso. Serão atribuídos até 40 pontos para a atividade desenvolvida no AVA - Registro Reflexivo. |
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8. DAS INSCRIÇÕES
8.1. As inscrições para o CURSO FORMAÇÃO DE FORMADORES- DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS: MÓDULO 1, NÍVEL 1, serão realizadas, exclusivamente via internet, no período de 01 a 18 de agosto de 2022, via site da TJPA.
8.2 AS PRÉ-INSCRIÇÕES SERÃO CONFIRMADAS/EFETIVADAS PELO DEPARTAMENTO ACADÊMICO DA EJPA.
8.3 As informações prestadas pelo candidato no momento da inscrição são de sua inteira responsabilidade.
8.4 O ato de inscrição implica aceitação tácita das condições estabelecidas neste Edital.
8.5 Serão sumariamente canceladas as inscrições realizadas em cursos com datas e horários coincidentes, mesmo que a coincidência seja de apenas um dia. Será preservada a primeira inscrição, sendo a segunda ou demais, canceladas.
8.6 Todas as possíveis desistências às inscrições efetivadas deverão ocorrer, exclusivamente, obedecendo ao prazo máximo de 03 (três) dias de antecedência da abertura do curso e encaminhadas por e-mail para o endereço ejpa.dac@tjpa.jus.br
8.7 A não observância do disposto no item anterior (8.6), bem como o abandono de curso, ocasionará a proibição do aluno em participar dos cursos a serem ofertados pela Escola Judicial do Poder Judiciário do Estado do Pará Doutor Juiz Elder Lisboa Ferreira da Costa - EJPA no prazo de 90 dias a contar da decisão da Direção-Geral da EJPA.
8.8 O aluno autoriza, no ato da inscrição, a utilização de sua imagem e voz, em caráter definitivo e gratuito, constante em fotos e filmagens decorrentes da participação no curso/evento objeto do presente Edital.
9. DAS PENALIDADES
O abandono de curso, pelo magistrado ou servidor, será considerado falta de extrema gravidade e influenciará na avaliação da promoção por merecimento ao cargo subsequente, bem como constará na ficha funcional do inscrito, podendo, inclusive, a EJPA cancelar compulsoriamente a matrícula do cursista quando apurar fatos tipificados nos Art. 55, 56, 70 e 71 do Regimento Interno da EJPA.