Palestra reuniu cerca de 90 estudantes, nesta terça-feira, 16, no prédio-sede do TJPA
Fake News: Precisamos falar sobre isso!”, foi o tema da primeira palestra da terceira temporada do projeto Justiça na Escola, que reuniu cerca de 90 alunos e alunas do 2º Ano do Ensino Médio das escolas Cordeiro de Farias, Albanízia Oliveira e Lauro Sodré nesta terça-feira, 16, no Anexo I ao prédio-sede do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA).
Ministrada pelo diretor do Departamento de Documentação e Informação do TJPA, Rodolfo Marques, a palestra versou sobre diversas modalidades de informações falsas, como boatos e "barrigadas" (informação errada publicada sem checagem), além das fake news, que são informações falsas fabricadas e publicadas como se fossem reais e têm o intuito de confundir e desinformar.
O palestrante também apresentou noções sobre conteúdos adulterados por meio de deep fake, que usa recursos de Inteligência Artificial para trocar o rosto de pessoas em vídeos, sincronizar movimentos labiais, expressões e demais detalhes, falsificações por meio de bots, software que executa tarefas automatizadas, repetitivas e pré-definidas e outros recursos tecnológicos para manipular a informação e gerar falas e imagens falsas, que resultam em interpretações deturpadas sobre os fatos. A disseminação de discursos de ódio e de desinformação nas redes e suas consequências prejudiciais também foram lembrados por Rodolfo Marques, que ressaltou a importância de não repassá-los e enumerou formas de enfrentamento às fake news.
O aluno Marcos Luan, de 17 anos, da escola Lauro Sodré, considera muito importante o alerta a estudantes sobre o conteúdo que compartilham nas redes. “O princípio de tentar alertar os adolescentes, principalmente os mais jovens, sobre fake news é muito importante. Divulgar fake news é algo bem grave de se fazer. Os exemplos citados na palestra foram de extrema importância pra prevenir certas ocasiões desnecessárias e trazer malefícios para os adolescentes. Devemos ficar atentos ao que estamos pesquisando, ao que estamos vendo, e às informações com base nas redes sociais que acessamos, como Instagram, Facebook, etc.”, disse.
A coordenadora da escola Lauro Sodré, Andréia Cecília, apontou o benefício que os conteúdos apresentados pelo projeto poderão trazer à vidas dos(as) alunos(as). “Momentos como este vêm contribuir muito para a orientação dos adolescentes. Esses grupos que estão aqui já vão levar uma informação, já vão sair daqui com mais maturidade, com uma orientação maior”, disse.
O secretário de Administração do TJPA, Vicente Marques, participou da abertura do evento. Ao final, os(as) alunos(as)participaram de um questionário sobre fake news e houve sorteio de brindes.
Institucionalizado pela Portaria nº 2831/2022, o projeto promove palestras e vivências sobre temas que afetam a sociedade e a comunidade escolar, demonstrando a atuação prática do Poder Judiciário, permitindo a aproximação da comunidade estudantil com o trabalho de prestação jurisdicional desenvolvido pelo TJPA.
O projeto divide-se em três etapas: a primeira consiste num ciclo de palestras sobre temas relacionados à realidade estudantil e à sociedade, como meio ambiente, fake News, cyberbullying e violência doméstica. A segunda etapa consiste na simulação de tribunais de júri e na terceira etapa há um concurso de redação, no qual os alunos(as) produzem textos sobre os temas trabalhados. Aqueles que se destacarem nas redações receberão uma premiação, em solenidade no edifício-sede do TJPA.
Em 2024, além das escolas Cordeiro de Farias e Albanízia Oliveira, o projeto contará com a participação da escola Lauro Sodré. Esta inclusão visa fortalecer os laços com a comunidade escolar, especialmente com a escola Lauro Sodré, que por muitos anos ocupou o local onde hoje está instalada a sede do TJPA.
A chefe de Divisão de Biblioteca do TJPA, Elaine Ribeiro, disse que a oportunidade contribui com a vida acadêmica dos(as) estudantes. “Quando pensamos no Justiça na Escola, pensamos em levar conteúdo que fossem relevantes para os alunos. Temos a ideia de levar material que contribua para a aprendizagem escolar e também que possam influenciar na vida deles, Começamos com fake news, que estão no nosso dia a dia deles, principalmente na escola a pra que a pessoa possa não praticar ou sofre esse crime, é importante conversar com eles e esclarecer sobre isso”, disse.
As atividades de 2024 do Projeto Justiça na Escola do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA), desenvolvido por meio da Biblioteca Des. Antônio Koury, em parceria com a Escola Judicial do Pará (EJPA), com participação do sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (SICOOB) prosseguem de maio a agosto. No dia 22 de maio o projeto estará na escola Albanízia de Oliveira Lima; em 8 de junho, novamente, na escola Marechal Cordeiro de Farias; e em 22 de agosto retorna à escola Albanízia de Oliveira Lima.